O que significa ser Cristão? Como me posso tornar um?

    R: Ser um Cristão significa que aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador. Salvador é Aquele que nos redime, nos liberta dos nossos pecados. Pecado é a desobediência às leis de Deus e também uma parte inata da nossa condição humana. De acordo com a Bíblia Sagrada, a palavra de Deus escrita pelos Seus profetas e pelos discíplos de Jesus Cristo, por inspiração de Deus: "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Todos nascemos com pecado [o pecado original] e morreremos em pecado se não aceitarmos Jeus Cristo como nosso Salvador. A Salvação, ou Redenção, da nossa alma traz paz e alegria à nossa vida presente e a promessa de vida eterna, o céu e a felicidade para sempre. Simplificando: Deus é o nosso pai no céu, nós somos os seus filhos. Todos temos sido desobedientes e "travessos", e por isso merecemos ser punidos. Porque o nosso pai no céu nos ama, Ele enviou Jesus para receber a punição, o castigo, por nós, através da sua morte na cruz. Assim não temos que pagar pelas nossas desobediências e pecado, mas somos limpos, liberados, libertados ou seja, redimidos através da nossa fé e da nossa aceitação de Jesus Cristo, o Redentor. [Para uma explicação ainda mais simples, leia AQUI]

    Salvação:

    Admitir – para sermos salvos temos que admitir e reconhecer que somos pecadores, separados de Deus, e que não temos o Seu amor. Alguns poderão dizer: “Mas eu sou até bastante bom, pelo menos melhor do que muitos ...." – Lamento muito mas isso não é suficiente – Não podemos ir para o céu a menos que sejamos perfeitos e ninguém é perfeito, todos cometemos erros, todos pecamos. Eis aquí o que a Bíblia nos diz: “Todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus” - [faça o clique na referência para ver o versículo na própria Bíblia] Romanos 3:23; “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” - Romanos 6:23; “Porque pela graça sois salvos por meio da fé e isso não vem de vós é um dom de Deus” - Efésios 2:8,9.

    Acreditar e Receber - Simplesmente crer nele como intercessor pelos nossos pecados, que morreu por nós, foi sepultado e logo ressucitado por Deus. – “Porque de tal maneira amou Deus ao mundo que deu o seu filho unigénito para que todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” – João 3:16; “Crê no senhor Jesus Cristo e serás salvo” - Actos 16:30-31. “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no Seu nome" João 1:12; “Quem crê no filho tem a vida, mas quem não crê no filho de Deus não verá a vida mas a ira de Deus sobre ele permanece.” – João 3:36. Recebemos Jesus Cristo através de convite pessoal: Jesus encontra-se bem perto de nós esperando ser convidado a entrar nos nossos corações e que O aceitemos nas nossas vidas. Jesus diz: "Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta entrarei em sua casa...” - Apocalipse 3:10.

    Confessar – Diz na Bíblia Sagrada: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se faz confissao para a salvação." - Romanos 10:9-10. Devemos proclamar e confessar a nossa salvação, por outras palavras, não a devemos negar. Disse Jesus: "Quem me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante do meu Pai que está nos céus” - Mateus 10:32.

    Aqui está uma simples oração que poderá fazer para receber a dádiva da Salvação:

    - Querido Jesus, admito e confesso que sou pecador e peço-Vos perdão pelos meus pecados. Creio que sois o filho de Deus e que morreste pelos meus pecados. Recebo-Vos no meu coração e confesso que sois meu salvador e meu Senhor. Em nome de Jesus. Amen.

    Sempre que tiver dúvidas ou medo, poderá orar (rezar) a oração que Jesus ensinou aos seus dísciplos:
    'Pai nosso, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; Dá-nos cada dia o nosso pão quotidiano; E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve; e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal. [porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre.' Amen. Mateus 6:9-13]

    Seria bom lembrar que o nosso relacionamento com Cristo poderá ser comparado a um casamento, tal como nas escrituras: (Mateus 25:1-13, John 3:29, Isaiah 62:5, Ephesians 5:25. O verdadeiro teste num casamento +e o amor, a fidelidade, leadade, resiliência e eventualmente o seu fruto. A cerimónia formal é acessória, não fundamental, para um casamento feliz e fruutífero. Mesmo a assinatura de um contrato não é garantia de que o mesmo durará para sempre. Por outro lado, um homem e uma mulher estarão casados perante Deus mesmo que vivam em união numa ilha deserta, mesmo que não tenham tido meios ou razão para uma boda formal. Assim, não importa aonde esteja, conhecer e aceitar Cristo como Senhor e Salvador, é a chave para a salvação. (Como muitos sabem, o ladrão, na cruz, foi salvo, mesmo que nunca tenha tido qualquer cerimónia ou ritual de salvação). Isto sintetiza as palavras do Senhor, que disse: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." Mateus 7:21

    E agora? Preciso de me juntar a uma igreja [denominação]? Leia mais