Liberdade do medo da morte

[adaptado de um texto escrito por R. Comfort]:


Tenho perguntado a muitas pessoas se têm medo de morrer. Quando afirmam que sim, sei que estão a ser honestos e mostram ter humildade. A partir desse ponto, quase sempre ouvem o que tenho a dizer. O motivo pelo qual sei que estão a ser honestos é que a Bíblia diz que todos nós somos atormentados pelo medo da morte durante toda a vida (ver Hebreus 2:14, 15 no Novo Testamento da Bíblia Sagrada). Algumas pessoas descartam-se desse medo acreditando que reincarnarão e que simplesmente voltarão à terra na forma de outra pessoa. No entanto, a Bíblia diz: “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27). Outros acreditam que irão apenas para o túmulo e deixarão de existir. Mas Deus colocou a eternidade nos nossos corações, pelo que sabemos intuitivamente que há algo mais para além desta vida.

Saber que temos de morrer é como estar à porta de um avião a 3.000 metros de altura à espera de saltar, mas sem pára-quedas. É horrível. Mas imagine que alguém lhe dá um pára-quedas devidamente embalado por alguém em quem confia. Qual é agora a sua atitude em relação ao salto? Claro que muda completamente. Agora sabe que já não vai bater de caras no solo, a 190 km por hora. Em vez disso, vai pousar suavemente a 20 km por hora, e de pé. A fé no pára-quedas permite-lhe controlar o medo. O medo já não o atormenta porque sabe que a lei da gravidade não tem mais poder sobre você. Deus providenciou para nós um Salvador, um “pára-quedas”. Mas não vamos confiar completamente Nele. . . a menos que percebamos que vamos enfrentar uma lei muito mais dura do que a gravidade.

Quando examinamos essa lei, podemos ser assolados pelo medo. Mas, por mais desagradável que seja, será bom examiná-la. Pense na razão porque colocaria o pára-quedas: é porque terá mesmo que saltar, e o medo faz com que queira confiar no pára-quedas. O medo, neste caso, torna-se seu amigo. Este é um ponto muito importante, portanto, mantenha-o em mente. Sabe o que é a morte, de acordo com a Bíblia? É um salário. Diz nas escrituras: “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). O pecado é algo tão sério para Deus que Ele sentencia os pecadores à morte. É como um juiz que num tribunal condena um criminoso à morte. O criminoso ganha o que merece - o seu salário. Você acha que é uma pessoa boa? Sem dúvida, como a maioria de todos nós, achamos que sim. Quantas mentiras contou durante a sua vida? Já roubou algo, mesmo que fosse pequeno? Se já fez essas duas coisas, então é um ladrão mentiroso. Já alguma vez usou o nome de Deus em vão, mesmo que só de uma forma leviana (incluindo "Ó meu Deus") ou em palavrões? Isso chama-se "blasfemar", algo muito sério aos olhos de Deus. Ele promete que todo aquele que invocar o Seu nome em vão não ficará impune. Mais uma pergunta: Jesus disse que se olharmos para alguém com luxúria, cometemos adultério em nosso coração. Já olhou com luxúria para alguém? Se é uma pessoa normal, com certeza que sim.

Portanto, aqui está o resumo do seu caso no tribunal: admite ser mentiroso, ladrão, blasfemo e adúltero de coração. Portanto, no Dia do Juízo, quando Deus o julgar de acordo com os Dez Mandamentos, será declarado inocente ou culpado? Culpado, é claro. Irá, portanto, para o céu ou para o inferno? A resposta é que se morrer nos seus pecados, tem a promessa de Deus de que irá para o Inferno. O salário que ganhou é a sua própria sentença de morte. A Bíblia diz que todos os mentirosos serão lançados no lago de fogo e nenhum ladrão, nenhum adúltero e nenhum blasfemo herdará o reino de Deus.

Será que isso o deixa com medo? Se assim for, isso é bom. O medo trabalha em seu benefício. O medo está a ser seu amigo, não seu inimigo, expondo quanto precisa da misericórdia de Deus. Precisa de um “pára-quedas” antes de passar à eternidade. Também o humilha a ponto de querer entender as boas novas do Evangelho – no qual Deus lhe oferece um “pára-quedas” em Jesus Cristo, o Salvador. E agora as boas notícias: os Dez Mandamentos são a "lei moral" de Deus. Todos nós violámos a Lei mas Jesus é punido em nosso lugar, com o sangue da Sua vida. Foi para isso que Ele morreu na cruz. É por isso que Ele disse mesmo antes de morrer: "Está consumado!" Por outras palavras, a dívida foi paga integralmente. Se você tiver que enfrentar um tribunal e alguém pagar sua caução, o juiz poderá soltá-lo, embora ainda seja culpado. Ao fazer isso, ele ainda faz o que é legal, certo e justo. Mesmo sendo culpado, pode sair em liberdade porque alguém pagou a sua caução. A Bíblia diz: “Mas Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Deus provou o Seu grande amor para connosco através da cruz. Jesus ressuscitou dos mortos e venceu o poder da sepultura.

Porque Jesus pagou na cruz a “pena” atribuída ao pecado, Deus pode rejeitar o nosso caso. Podemos sair livremente do tribunal no Dia do Juízo. Ele pode comutar a sua sentença de morte e legalmente deixá-lo viver para sempre. Tudo porque Jesus pagou integralmente na cruz a “punição” pelo nosso pecado. Isso faz sentido? Ele cumpriu a nossa “pena”, recebeu o nosso castigo, para que fiquemos livres da morte. Deus tornou o caminho para encontrar a vida eterna tão simples que qualquer criança o pode compreender. Tudo o que precisamos de fazer é sermos honestos e humildes. Simplesmente, temos de nos arrepender dos nossos pecados e confiar somente em Jesus. O arrependimento significa abandonar o pecado. Não podemos dizer que somos cristãos e continuarmos a mentir, roubar e blasfemar o nome de Deus. Isso seria enganarmo-nos a nós próprios e constituiria uma hipocrisia. O nosso arrependimento deve ser sincero e genuíno. Confie somente em Jesus, como confiaria num pára-quedas. Faça o que a Bíblia diz para fazer - “revesti-vos do Senhor Jesus Cristo” (ver Romanos 13:14).

Lembre-se que no momento em que confie no pára-quedas, a lei da gravidade não tem mais poder sobre você. Da mesma forma, a partir do momento em que colocamos a nossa confiança em Jesus para a nossa salvação eterna, a lei moral não tem mais poder sobre nós: “Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”. (Romanos 8:2) Isto é muito importante. Trata-se de saber onde vamos passar a eternidade. Trata-se da salvação da nossa alma. Então, arrependa-se hoje mesmo e confie em Jesus, porque a realidade é que não sabemos se temos amanhã para o fazer. Se não souber como fazer para se arrepender, aqui está o exemplo de uma oração de arrependimento, quando o pecado do rei Davi lhe foi exposto, conforme as Escrituras:

1. Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
2. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
3. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.
(Salmo 51:1-4)

Faça o que fizer, não confie na sua própria bondade para se salvar, como a maioria das pessoas faz. É como bater os braços ao saltar de um avião. Não resolve. Não somos pessoas boas; você é como todos nós. Transfira a confiança que tem em si próprio para o Salvador. Confiamos nos médicos e nas empresas farmacêuticas quando tomamos comprimidos, nos cabos de suspensão quando entramos num elevador e nos pilotos quando voamos de avião. Os médicos podem cometer erros, os cabos podem-se partir-se e os pilotos às vezes cometem erros fatais. Mas Deus nunca nos vai decepcionar. Ele não tem pecado e, por causa disso, as Escrituras dizem-nos que é impossível Ele mentir. Portanto, confie Nele de todo o seu coração, agora mesmo. Por favor, não adie nem mais um segundo. Em seguida, pegue na Bíblia, leia-a diariamente e obedeça ao que lê. Na oração falamos com Deus, mas ao lermos a Bíblia deixamos Deus falar connosco. e precisamos de ser “prontos para ouvir e tardios para falar”. Que Deus o abençoe e guarde.


[English Version]
///////////////

[Descarregue o pdf]


A Bíblia diz-nos que só existe um caminho para chegar ao céu!

Jesus disse"Eu sou o caminho, a verdade e a vida, Ninguém vem ao Pai, senão por mim" João 14:6

Ninguém mais te poderá salvar!

"Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo" Romanos 10:9

  1.  Admite que és um pecador  - ver Romanos 3:10
  2.  Dispõe-te a renunciar ao pecado (arrepende-te)  - ver Actos 17:30
  3.  Acredita que Jesus morreu por ti e ressuscitou dos mortos.  - ver Romanos 10:9,10
  4.  Através de uma oração convida-o a entrar no teu coração e a ser o teu Salvador.  - ver Romanos 10:13
Se passaste a confiar em Jesus como teu salvador então começas agora uma maravilhosa nova vida co Ele. Agora:
  • Começa a ler a Bíblia para que possas conhecer melhor a Jesus Cristo; Começa aqui
  • Comunica-te com Deus diariamente, através da oração;
  • Reune-te com outros que partilham da mesma fé;
  • Fala aos outros de Jesus.